Publicado em: 08/03/2022

Não há como fugir do alcance das redes sociais na sociedade atual. Há uma grande variedade delas ao alcance de um clique, com as mais diversas propostas, formatos e finalidades: transmitir conhecimentos, estreitar laços, divertir e, claro, vender produtos, serviços e imagens.

Empresa que não está presente nelas, ou não as usa da forma correta, está perdendo muitas oportunidades de trabalho. Você tem alguma estratégia para impulsionar os perfis de sua vidraçaria? Sabe quais são as melhores redes para alcançar seu público-alvo?

O qual rede social devo participar e utilizar??
Como dito anteriormente, há inúmeras redes disponíveis: Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, TikTok, Twitter, Kwai… Isso nos leva à esta pergunta: seu negócio precisa de todas? Monise Carvalho, arquiteta especializada em vídeos e mídias sociais para vidraçarias, responsável pelo site All About That Glass, responde: “Não é necessário estar em todas as plataformas – porém, quem não é visto não é lembrado. Quanto mais presente sua empresa estiver nesses espaços, mais fácil será atrair novos clientes e criar laços com aqueles já conquistados”.

Para Gi Matos, influenciadora digital do setor vidreiro, cada rede tem seu próprio perfil de comunicação. “Se a empresa quer levar entretenimento ao seu cliente, por exemplo, escolha o TikTok. Se quer passar algo mais técnico e detalhado, temos o YouTube, em cujos vídeos a comunicação deve ser clara e objetiva”. Por isso, ela considera ser muito importante ter em mente o perfil do público-alvo que seu negócio quer alcançar. “Faça uma pesquisa com os clientes e fique ativo onde eles estão mais conectados. Hoje, todas as vidraçarias, pequenas e grandes, precisam estar no mundo digital”, recomenda.

O Instagram é hoje a plataforma mais completa, aponta Gi Matos, abrindo a oportunidade para variar a forma de comunicação com sua audiência. Monise concorda e comenta quais redes considera as mais interessantes:

Instagram — Além das características já mencionadas, Monise define essa como a rede que mais aproxima a empresa de pessoas que querem comprar e interagir com as marcas, tendência que cresceu ainda mais com a pandemia. Dessa forma, é uma ferramenta necessária para qualquer vidraçaria em sua comunicação digital; -

WhatsApp— Não é necessariamente uma rede social, mas um aplicativo cuja principal função é a comunicação ágil e direta com o consumidor, o que permite ter maior controle dos contatos, além de um catálogo online;

 Facebook — É frequentada por um público ativo mais velho em relação ao das demais. Mas não se engane: ainda é um espaço muito eficaz para a divulgação de seu trabalho;

- YouTube — Ótimo espaço para quem tem conteúdos em vídeo que possam agregar informações aos clientes;

- TikTok — Também tem um grande alcance, principalmente com um público jovem. Segundo Monise, apesar de famoso pelas dancinhas, o TikTok também é um ótimo lugar para dividir vídeos de trabalhos executados e informações sobre como os processos são feitos.

Qual a frequência ideal?

A resposta varia de acordo com cada mídia – mas, em boa parte delas, é importante apresentar conteúdo novo todos os dias, já que os algoritmos das redes priorizam quem tem mais interações. “As plataformas Instagram e Facebook, principalmente, são mais acessadas e, por isso, precisam ter constância. Imagine você chegando em uma loja para comprar algo e ela está fechada. O mesmo ocorre no mundo digital, só que um pouquinho diferente: os clientes vão até o endereço digital, entram na página da sua vidraçaria e não veem o movimento: com isso você pode perder uma venda”, alerta Gi Matos.

A influenciadora, contudo, ressalta que há um desses espaços em que o oposto é recomendado: “No WhatsApp, cuja imagem de perfil precisa ser a logomarca da vidraçaria ou a foto do vendedor com o uniforme, é essencial tomar cuidado para não virar ‘a loja chata das mensagens’”. A orientação dela para esse aplicativo é espaçar as interações – você pode enviar uma mensagem às 9 horas em um dia e só enviar outra no dia seguinte, por exemplo, mantendo sua audiência atualizada sem sobrecarregá-la.

Como se destacar da concorrência?

Já ficou claro que estar nas redes sociais é fundamental para sua vidraçaria – o problema é que seus concorrentes certamente também estão nelas. O que, então, pode ser feito para que os seus perfis sejam os mais atrativos para o público?

“Só postar fotos bonitas não é mais suficiente; conte o que há por trás daquilo, conte da dificuldade em obras específicas e como aquilo foi superado, mostre suas melhores qualidades: serviço, segurança e resultados”, orienta Monise Carvalho, do All About That Glass.

Parcerias também podem fazer toda a diferença. “Trabalhe com fornecedores que sejam parceiros da sua vidraçaria, que façam ações dentro da sua loja. Outra boa ideia é fazer parceria com arquitetos e influenciadores digitais que tenham autoridade no segmento vidreiro para divulgações – quem aparece, cresce”, recomenda a influencer digital Gi Matos.

A 3ª dica, mencionada por Monise: tenha uma boa relação com seus seguidores, responda e interaja com eles.

– Não apague comentários que possam parecer ruins para você: responda de forma educada e se desculpe caso tenha errado;

– Não fique repetindo várias vezes a mesma postagem

– as pessoas gostam de ver coisas novas;

– Não deixe o cliente sem reposta no direct (opção de comunicação direta e individual);

– Não use as contas profissionais da vidraçaria para veicular suas opiniões pessoais ou falar de assuntos não relacionados à empresa;

– Por fim, não desanime se não receber tantas curtidas ou visualizações. Monise frisa: “Os algoritmos das redes sociais estão em constante mudança. Lembre-se: isso acontece para todos”.

Este texto foi originalmente publicado na edição 583 de julho de 2021 da revista O Vidroplano.

Estratégias para uma vidraçaria em meio a tecnologia!